sexta-feira, 18 de março de 2011

Técnicas utilizadas para criar e prolongar a interação

Construir a partir de um ismo
Ajudar a criança a ficar bem motivada antes de solicitar algo dela
Começar com formas simples de participação da criança na brincadeira
Oferecer um “papel” simples e claro para a criança na brincadeira
Elaborar brincadeiras a partir das motivações da criança
Incorporar as idéias da criança na brincadeira
Dar controle
Solicitar persistentemente que a criança participe
Juntar-se sempre que a criança estiver em isolamento
Reiniciar a brincadeira quando a criança estiver disponível
Chamar a criança de volta para a brincadeira quando ela anda/movimenta-se para fora da
brincadeira mas ainda não está em isolamento
Celebrar qualquer tentativa de participação ou movimentos em direção à brincadeira
Verbalizar a sua crença na habilidade da criança
Explicar as razões para a solicitação
Utilizar os 3Es (Energia, Empolgação, Entusiasmo)
Iniciar apaixonadamente a brincadeira
Modificar a brincadeira com base nos sinais oferecidos pela criança
Variar a brincadeira com o passar do tempo
Incorporar a imaginação na brincadeira
Incorporar atividade física na brincadeira
Incorporar estimulação sensorial na brincadeira
Utilizar objetos novos/interessantes
Alternar a vez entre facilitador e criança

Um comentário: