sexta-feira, 18 de março de 2011

O AMBIENTE DA CLASSE ADAPTADO ÀS NECESSIDADES SENSORIAIS

Para muitas crianças, algumas alterações feitas no ambiente escolar podem ajudá-las
a se sentirem mais concentradas e calmas. Aqui estão algumas questões a serem
consideradas.
Poderia ser benéfico para a criança ter um espaço 1:1 ou um “ninho” na classe, ou ter
uma outra sala de “recarga/descanso/ninho” à disposição?
Há meios de você diminuir o nível de distração / sobrecarga sensorial na classe? Se
existem muitas imagens / informações / cores espalhadas pelas paredes da classe, a
criança que está sujeita a ficar sobrecarregada com um excesso visual pode se
beneficiar se você diminuir o nível de distração visual ou sentar a criança em uma área
em que exista menos distrações visuais. Pode ser particularmente importante reduzir
a desordem visual atrás ou em volta do professor à frente da classe.Observe se a criança mostra-se mais concentrada ao sentar-se na frente, atrás, no
meio ou no canto da classe. Algumas crianças podem ter uma necessidade fisiológica
de se mover de forma a permanecerem alertas. Se esse for o caso da sua criança,
assentá-la no fundo da sala e ser flexível ao permitir que ela se mova pode ser uma
estratégia útil. Algumas crianças simplesmente se beneficiam de se levantarem
enquanto trabalham em suas carteiras. Outras podem concentrar-se mais se elas
estiverem posicionadas diretamente na frente do professor, em vez de terem de girar
para o lado para ver o professor. Muitas crianças se saem melhor se sentadas
próximo a alunos mais quietos que não aumentam o nível de distração. Pode ainda
ajudar se a carteira da criança não estiver próxima a um corredor ou passagem com
bastante movimento.
A cadeira/mesa tem tamanho apropriado para a criança? Uma criança com baixo
tônus muscular vai achar mais difícil concentrar-se enquanto em sua carteira se a
mesa e a cadeira não oferecerem o suporte apropriado ao corpo.A criança se torna distraída ou sobrecarregada com os sons? Há alguns modos de
você diminuir o som ambiente no contexto da classe, tais como colocar um carpete no
piso da classe ou instalar cortinas para bloquear o som vindo de fora. Em alguns
casos, pode-se cobrir o sino da escola de forma que ele não soe tão alto. Para
algumas crianças, pode ser útil prover um conjunto de fones ou protetores de ouvidos
capazes de bloquear os ruídos, os quais podem ser usados pela criança de tempos
em tempos para descansar do barulho.
Algumas crianças se beneficiam de uma mesa inclinada para que elas não tenham que
se curvar para enxergar ou escrever nos seus papéis. Se a mesa não for inclinada
você pode colocar uma estrutura inclinada no topo dela. Seria útil prover alguns
desses espaços de trabalho inclinados na classe para outras crianças também deforma que a criança com necessidades especiais pudesse se sentir mais integrada no
ambiente.As lâmpadas fluorescentes parecem distrair a criança? Algumas crianças são
distraídas pelo zumbido e pelo piscar das lâmpadas fluorescentes. Você pode mudar
para lâmpadas incandescentes ou ter uma cobertura para a luz fluorescente. Em
algumas salas de aula a iluminação é dividida em seções, dessa forma você poderia
manter as luzes desligadas em uma das seções e sentar a criança nessa área
garantindo que exista apenas a quantidade de luz necessária. Para crianças com
sensibilidade à luz recomendamos uma sala parcialmente protegida durante os
períodos de pico de luz solar.
A sua criança perde o foco ou se torna irritada e frustrada facilmente se há um tempo
extenso entre as refeições? Tenha um lanche saudável disponível na escola, até
durante os momentos em que não há hora programada para lanches, para ser
oferecido às crianças que têm grandes variações no açúcar do sangue, e subseqüente
variação na habilidade de se concentrarem.
Para algumas crianças com dificuldade no processamento auditivo torna-se
importante prover instruções por escrito ou instruções visuais em vez de ter apenas o
professor ou um facilitador dando instruções verbais.Almofadas no assento ou no chão podem ajudar algumas crianças a manter o nível de
concentração. Um grande pufe pode ser também útil.
Permanecer em fila é mais fácil para algumas crianças se elas estão na frente ou atrás
da fila, ou em alguns casos, se elas têm alguma coisa para segurar (objetos para a
próxima atividade, a porta, etc).
A designação de um parceiro/um amigo no parquinho da escola pode ajudar a facilitar
a conexão social no parque ou pátio. Oferecer jogos ou atividades específicas para as
crianças pode ser ainda mais eficaz.Algumas crianças se beneficiam de atividades de aquecimento proprioceptivo antes
de escrever ou pintar. Você pode usar uma massinha para moldar, apertar, rolar, etc.
Você pode usar uma pequena bola para apertar ou simplesmente apertar as mãos
junto ao punho e depois balançá-las algumas vezes.
Cobertores pesados ou almofadas de colo pesadas podem ajudar algumas crianças a
permanecerem mais concentradas.
Observe como o nível de foco da criança muda quando o professor está se movendo
ou quando ele está parado. Algumas crianças podem prestar mais atenção ao que o
professor está dizendo quando ele se move, e em outros casos quando ele permanece
paradoTenha folhas de trabalho pré-preparadas e disponíveis para a criança que tem
dificuldade com a motricidade fina, em vez de fazer com que ela copie tudo do
quadro.
Algumas crianças prestam mais atenção a uma atividade se elas são alertadas de que
o professor está a ponto de dar uma instrução.
Algumas crianças com dificuldade para escrever podem ditar as respostas para um
dos pais ou para o professor auxiliar. Certifique-se de que a criança ainda tenha
tempo para trabalhar suas habilidades de motricidade fina e escrita.
A utilização de um teclado e um computador pode algumas vezes ser mais prático e
mais efetivo para determinadas crianças.Considere maneiras de dar intervalos em meio ao ambiente da classe que pareçam
naturais, como os intervalos regulares para beber água, apontar o lápis ou recolher e
distribuir material da classe.
Poderia ser útil para a criança se você desse a ela algumas ferramentas adicionais
para manejar e organizar o tempo? Algumas crianças apresentam dificuldade em
compreender o período de duração de alguma atividade ou o tempo previsto para a
atividade durar. Em alguns casos, pode ser útil a utilização de cronômetros
(cronômetro sonoro ou visual) ou de avisos de que faltam 5 minutos e depois que falta
1 minuto para a atividade acabar. Algumas crianças se beneficiam de um cronograma
diário visual, um quadro de rotinas ou um planejamento diário. Você pode também, se
a criança parecer se beneficiar, criar listas de atividades do dia e marcar com ela o que
já tiver sido feito na lista.
Se a criança tem percepção visual ou convergência de problemas, então usar uma
regra ou um marcador de livro para marcar para onde você quer que a criança olhe ou
leia pode ser útil.Prepare-se para a escola (roupas, lanche, mochila, etc.) na noite anterior, de forma que
as manhãs sejam menos estressantes e a sua criança chegue à escola calma e mais
pronta para concentrar-se nas atividades propostas.FONTE:INSPIRADOS PELO AUTISMO-PROGRAMA SON-RISE

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