sexta-feira, 18 de março de 2011

Recomendações para a Escola:

Os equipamentos seguintes podem ajudar algumas crianças:
• Algumas crianças podem se beneficiar do uso de lápis ou canetas com
circunferências de corpo mais grossas. Canetas e lápis com circunferência de
corpo maior diminuem a tensão muscular e as tornam mais confortáveis para
escritas mais extensas. Observação: agarras extras em lápis são muitas vezesdesajeitadas para segurar o lápis corretamente. Se possível, utilize canetas ou lápis
que foram fabricados com um corpo mais grosso. O importante é encontrar algo
confortável para a criança.
• Uma régua com uma faixa elevada ao longo de seu comprimento pode ajudar uma
criança a usá-la com sucesso. Estas são conhecidas como réguas de projetista.
• Algumas crianças devem usar uma “moldura de papel-cartão” durante a leitura
para encobrir palavras e linhas ao redor. Isso reduz o desafio perceptivo de uma
página inteira impressa.
• Algumas crianças precisam ser posicionadas na classe de forma que seus
movimentos não colidam em nenhuma outra pessoa. Algumas crianças se
beneficiam do uso de acessórios para os assentos como almofadas infláveis,
inclinadas e texturizadas (ex: “Move and Sit Cushion Wedge” no site
http://shoponline.pfot.com/seatcushions.htm).Habilidades de motricidade grossa:
• Jogos e atividades de movimento incorporando movimentos em todas as posições
– caminhar/correr/engatinhar/rolar - em uma variedade de ambientes; estruturas de
escalada enfatizando movimentos espontâneos em vez de habilidades aprendidas
• Aumento da estabilidade postural a partir do reforço dos ombros e quadris por
meio de esportes requerendo rolamento de peso e trabalho contra resistência,
natação, escalada, atividades de se arrastar/engatinhar, carrinhos de mão, barras
do tipo trepa-trepa, etc
• Use atividades de ‘sugar’ e ‘soprar’ – soprar tintas, canetas de soprar, canudos
para beber e para brincar de levantar e deixar um objeto cair. Estas atividades
podem ser adaptadas para as tarefas de casa, como aprender a soletrar ou tabelas
de multiplicação. Isso promove tanto a estabilidade postural como o controle
visual.Equilíbrio:
• Experiências de movimentos espontâneos sobre superfícies desiguais
• Para aumento da estabilidade postural veja acima
• Balanço de jardim ou de parquinho
• Variedade nos jogos de movimentação e posição; engatinhar, arrastar-se, rolar,
para frente, para trásPercepção Visual:
• Evite a desordem visual; mantenha a área de trabalho simples e arrumada
• Limite a exposição a materiais visualmente complexos; tenha uma área com
poucos estímulos visuais disponível para o uso da criança quando estressada
• Use uma “moldura de papel cartão” para leitura de áreas específicas
• Brinque com jogos de percepção visual (ex: palavras com as letras embaralhadas)
por breves períodos, já que a criança com dificuldades de processamento visual
tende a se cansar rapidamente.Habilidades de Atenção:
• Atividades para impulsionar a atenção que promovem a estimulação sensorial por
meio da participação em movimentos ativos:
o Pressões na cadeira
o Dieta sensorial para manter-se alerta: pequenos intervalos com movimentos
físicos para manter-se alerta.
Atividades de desenvolvimento sugeridas
Habilidades de motricidade fina:
• Aumentar as oportunidades de brincadeiras táteis – cozinhar / fazer jardinagem /
fazer artesanato
• Brincadeiras de processamento / discriminação tátil – caixas táteis, pareamento
por forma, pareamento por textura
• Enfatizar os movimentos da mão e do braço todo: utilizar equipamentos grandes,
brinquedos e jogos de tamanho gigante
• Aumentar a estabilidade postural para melhorar a estabilidade das juntas a partir do
reforço dos ombros e quadris por meio de esportes que requerem rolamento de
peso e trabalho contra resistência, natação, escalada, atividades de se arrastar ou
engatinhar, fazer “carrinhos de mão”, barras do tipo trepa-trepa, etc
• Atividades que desenvolvam continuamente habilidades motoras finas;
coordenação olho-mão, escrita cursiva, etc. Por exemplo: laçar, bordar, trabalhar
com miçangas, brinquedos de martelar.
Ajudar uma criança em sua integração sensorial pode ajudar a criança a:
• assentar-se quieta na cadeira por conta própria
• assentar-se com o tronco ereto para trabalhar em uma mesa
• manter-se na tarefa sem precisar de constante ajuda para se concentrar
• melhorar a fluência e legibilidade da escrita
• fazer um trabalho em uma página apropriadamente
• cansar-se menos
• ter movimentos mais fluidos
• melhorar nas habilidades com a bola – poder arremessar e pegar.

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