sexta-feira, 16 de abril de 2010

CRIANÇAS ESPECIAIS E INCLUSÃO.

crianças especiais e inclusão
Eu tenho 1 filho , que é autista e estuda na Escola.Percebo, que os professores tem dificuldades e desconhecem(alguns) esta síndrome.Eu gostaria de ajudar ao meu filho, professores e toda comunidade Escolar, pois sou mãe, educadora e professora.-lembrem-se, que antes de tudo é uma criança, como outras crianças, gostam de brincadeiras, carinho, atenção, são curiosos, inquietos, etc.-Existem vários métodos de alfabetização...a intuição...observação...e principalmente: só conseguimos trabalhar com essa criança, qdo.conseguirmos o seu olhar( ela só vai responder se enxergar o professor(a), disser o seu nome e se sentir incluída e aceita ).Coloque-se na altura da criança, olhe nos seus olhos, faça alguma coisa para, que ela lhe enxergue e depois faça-a repetir o seu nome(tenha paciência, pois sem isso não funciona...paciência...).-Crianças com essa síndrome costumam ter muito medo do desconhecido ( algumas tem pavor mesmo) então mostre, que você é legal, sorria e passe "confiança", mostre todo o ambiente "Escolar", principalmente explore com eles a "sala de Aula, apresente os coleguinhas (paciência...calma..), mostre onde fica o banheiro, vá junto na primeira vez( paciência...);assim você estará conquistando sua confiança e com tranquilidade tudo vai se encaminhando.Faça assim no começo ( paciência) e todo o trabalho vai ser muito gratificante para todos.- Conquiste primeiro o seu aluno, pois todos são "especiais", mas crianças com essa Sindrome precisam de um atendimento mais especializado, de algumas "bengalas", como a minha, que sou mãe e a sua, que vai trabalhar com ele .

CONFIANÇA E ADAPTAÇÃO:Nós estamos nos adaptando e tudo parece melhor:a escola é a mesma na aparência, mas eu e o meu filho ja estamos mais confiantes.Temos uma excelente professora, monitor,direção, que hoje ja conquistaram e criaram um vínculo afetivo; muito importante para podermos avançar no "chamado processo de ensino e aprendizagem".Sinto e compartilho com o meu filho da alegria, que ele tem todas as manhãs quando vamos para escola."vamos aprender, ele fala diariamente".Me emociono e acredito nas palavras dele.Sei, que não é fácil...mas é possivel e estamos no caminho certo.karin rosane scheer

Nenhum comentário:

Postar um comentário