quarta-feira, 11 de agosto de 2010

palestra-AUTISMO UM MUNDO INSPIRADOR

Com evento realizado na segunda-feira em Itajaí, o ICPG abordou o tema em 6 cidades do Vale do Itajaí.

Assessor de Imprensa - Jairo Schmidt Junior

Devido à grande procura, o ICPG promove a formação em “Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento: diagnóstico, tratamentos e intervenções”.

Na noite desta segunda-feira, 9 de agosto, aconteceu a palestra “Inspirados pelo Autismo: abordagem educacional inovadora para o desenvolvimento de pessoas com autismo”, proferida pela psicóloga e facilitadora do projeto Inspirados do Instituto Inspirados pelo Autismo, Juliana Alves Santiago, e pela psicopedagoga Ana Paula Fischer Hort. O evento, que iniciou às 19h na nova sede ICPG em Itajaí, contou com a presença de 50 pessoas, entre profissionais da educação, psicólogos, fonoaudiólogos, cuidadores e familiares de crianças e adultos com autismo.

Com a explanação pelas palestrantes, o público presente pode se aprofundar no tema e adquirir novos conhecimentos e outras experiências sobre o trabalho a ser desenvolvido com pessoas do espectro autista, eles tiveram a oportunidade de conhecer o programa Son-Rise, uma abordagem relacional inovadora e dinâmica ao tratamento da doença e outras dificuldades similares. Ao final da apresentação, que se encerrou às 22h, foi aberto um debate para que as dúvidas fossem respondidas. Neste momento, pode-se notar a necessidade por informações referentes ao autismo, além da busca de pais, profissionais e professores pela troca de informações.

Esta palestra visou levar para todo o Vale do Itajaí informações sobre o Autismo. O evento foi realizado em Blumenau, Indaial, Guaramirim, Brusque, Rio do Sul e Itajaí, contando com a participação de aproximadamente 400 profissionais, educadores e pais.

Formação em Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento

Devido à grande procura nas palestras, o ICPG está promovendo a formação em “Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento: diagnóstico, tratamentos e intervenções”, com o intuito de levar aos profissionais e pais uma excelente oportunidade de adquirirem conhecimentos para a realização de uma intervenção psicoeducacional sócio-interacionista e responsiva. A formação em autismo pretende oferecer subsídios para ajudar crianças e adultos do espectro do autismo a desenvolver habilidades sociais e cognitivas.

As aulas serão ministradas pela psicóloga Juliana Alves Santiago e pela psicopedagoga Ana Paula Fischer Hort, que abordarão os seguintes conteúdos: Desenvolvimento infantil pela perspectiva sócio-interacionista; Teoria da aprendizagem pela perspectiva sócio-interacionista; O desenvolvimento cognitivo; Compreendendo o Transtorno Global de Desenvolvimento; O desenvolvimento de habilidades sociais; O desenvolvimento da linguagem; Como lidar com comportamentos considerados socialmente inadequados; Como motivar a criança a realizar espontaneamente atividades de vida diária; A inclusão escolar da criança com autismo; A atitude emocional dos professores e cuidadores frente à pessoa com autismo.

Com início em 23 de agosto, a formação tem duração de três meses, carga horária de 40 h.a, e aulas as segundas-feiras (18h45 – 22) em Blumenau. O investimento é de três parcelas de R$ 100,00 e matrícula de R$ 30,00.

O Autismo e a reorganização do cérebro

Durante muito tempo o autismo foi considerado um distúrbio comportamental irreversível, cujo tratamento seria apenas a administração de comportamentos. Atualmente sabe-se que o autismo é um desenvolvimento atípico resultante de um sistema neurobiológico programado para operar de forma diferente, resultando numa desordem relacional reversível. Isto porque pesquisas científicas recentes têm comprovado que o cérebro pode se modificar em termos de estrutura e funcionalidade, como resposta às mudanças do ambiente e aos estímulos sensoriais. Cada vez que a criança com autismo se motivar a ser ativa numa atividade interativa, seu cérebro se reorganizará de tal modo a desenvolver habilidades sociais e consequentemente minimizar o quadro autístico.

As palestrantes estão à disposição para entrevistas.
Jornal:O Riosslense

Um comentário:

  1. O PROGRAMA SON-RISE TRABALHA DE FORMA INSPIRADORA E NOS MOTIVA A FAZER O MESMO COM OS NOSSOS FILHOS.VAMOS ACREDITAR E PRATICAR!

    ResponderExcluir