terça-feira, 31 de agosto de 2010

O MISTÉRIO DOS AUTISTAS

Silenciosas, pouco comunicativas e alheadas do mundo que as rodeia são algumas das características das pessoas com autismo. O diagnóstico inicial não é fácil, e muitas vezes a sua manifestação é confundida com deficiência mental. (Fonte: ACTIVA)

Do que se Trata?
De origem desconhecida, esta perturbação comunicativa e de socialização continua a gerar grande curiosidade médica. Apesar de várias teorias lhe atribuírem uma causa genética, a verdade é que não há consensos. A palavra ‘autismo’ deriva do grego autos, que significa ‘eu’ ou ‘próprio’, sendo utilizada para designar esta síndrome porque uma das suas principais características é o desinteresse pelo mundo exterior. Geralmente, os primeiros sinais de autismo manifestam-se no primeiro ano de vida, mas podem ganhar forma até aos três anos de idade, sendo duas a quatro vezes mais frequentes no sexo masculino do que no feminino.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.As crianças autistas revelam-se incapazes de desenvolver relações sociais normais, são extremamente adversas às mudanças e presas a objectos familiares, demonstrando possuir um comportamento compulsivo e repetitivo. Frequentemente confundidas com deficientes mentais, ou emocionalmente perturbadas, nunca apresentarão uma inteligência ‘normal’ e semelhante aos meninos da sua idade. Pode ser inferior ou superior em certas áreas, como a matemática e as artes.


Filme RAIN MAN

Lembra-se do filme ‘Rain Man Encontro de Irmãos’, no qual Dustin Hoffman dava vida a um personagem que parecia uma criança no corpo de um adulto, com extraordinárias capacidades de cálculo matemático mas incapaz de tomar conta de si próprio? Um autista adulto possuirá muitas dessas características e exigirá dos pais e familiares uma vigilância quase permanente.

Como se Manifesta?
O rastreio pode ser feito através da realização de exames neurológicos adequados. Para evitar erros, nunca deixe de procurar ajuda médica. Eis alguns dos sinais que podem denunciar um autista.

. Dificuldade de relacionamento com outras crianças da sua idade.


. Problemas com a linguagem. Optam muitas vezes por não falar, porque não querem ou porque não conseguem.

. Ausência de relações pessoais mais íntimas: não beijam, abraçam ou olham nos olhos.

. Resistência às mudanças, que normalmente consideram como desestabilizadoras do ambiente em que se movem.


. Tendência para a insensibilidade à dor, ataques de fúria, acentuada hiperactividade física, ou até mesmo a ausência de medo perante o perigo.

O MISTERIOSO DOM AUTISTA
Eis aqui alguns exemplos de pessoas portadoras dessa “deficiência”, que possuem habilidades que estudiosos e cientistas não conseguem explicar.



Kim Peek

Kim Peek
Quando foi diagnosticado com retardo mental, um médico disse ao seu pai que ele nunca conseguiria aprender nada, que deveria ser institucionalizado e esquecido. Mas Kim começou a ler enciclopédias aos quatro anos de idade. E terminou o currículo do High School (2º grau), aos 14 anos.Ele costuma memorizar listas telefônicas inteiras. Sabe, de cada cidade dos EUA, quais são todas as suas estradas, estações de TV, códigos de área, códigos postais, etc. Sabe também da história de todos os países. Conhece toda a árvore genealógica e todos os detalhes da vida de todos os presidentes dos EUA. Lembra-se de todas as realizações da NASA. Finalmente, parece que ele mantém em sua mente tudo o que ele lê. Páginas de livros que podemos ler em 3 minutos ele lê em 8 ou 10 segundos. Ele utiliza um olho para ler cada página simultaneamente. Kim sabe qual foi o dia da semana de qualquer data passada. Por exemplo, se perguntarmos que dia da semana foi 27 de março de 1977, ele responderá que foi um domingo. Peek serviu de inspiração para o personagem Raymond Babbit, que Dustin Hoffman representou em 1988 no filme Rain Man.

Leslie Lemke

Leslie Lemke

Nascido prematuro em Milwaukee, 1952, foi rejeitado pela mãe por ser portador de deficiência cerebral. Com complicações na retina, ficou totalmente cego devido ao glaucoma. Aos 14 anos tocou, com perfeição, o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, depois de ouvi-lo pela primeira vez enquanto escutava um filme de televisão. Lemke jamais tinha tido aula de piano, é cego, mentalmente incapacitado e tem paralisia cerebral. Em 1983, Leslie ganhou fama mundial, sendo convidado pelos reis da Noruega. Fez também uma turnê no Japão, mantendo sempre a política de shows beneficentes em escolas, hospitais, prisões, igrejas.

ALONZO CLEMONS

Alonzo Clemons

Alonzo Clemons pode criar réplicas de cera perfeitas de qualquer animal, não importa quão brevemente o veja. Suas estátuas de bronze são vendidas por uma galeria em Aspen, Colorado, e lhe deram reputação nacional. Clemons é mentalmente incapacitado.

JEDEDIAH BUXTON

Jedediah Buxton

Jedediah Buxton (1705-74) era analfabeto, porém possuía uma capacidade fora do comum para cálculos e notável aptidão para solucionar os mais difíceis problemas. Em uma visita a Londres, foi levado a ver Garrick na peça Ricardo III e passou o tempo a contar as palavras pronunciadas pelos atores. Calculou o produto de um farthing (moeda inglesa) elevado à potência 139. O resultado, expresso em libras, alcança 39 dígitos. À parte seu talento para os números, sua inteligência era abaixo de medíocre.

Veja mais exemplos impressionantes no Site: Eu, Autista



Ainda não há cura para o autismo. Mas grandes passos têm sido dados no conhecimento e tratamento da doença.

Repórter: Samuel Pedro R2 | Data de envio: 30-08-2010
Reporter de Cristo

Um comentário:

  1. Precisamos de CENTROS DE ATENDIMENTOS PEDEGÓGICOS E TERAPEUTICOS COM PROFISSIONAIS HABILITADOS para trabalhar com os portadores de Autismo, assim como o meu filho.

    ResponderExcluir