terça-feira, 1 de abril de 2014

INCLUSÃO FAMILIAR

INCLUSÃO FAMILIAR:
               
               A palavra mais utilizada no momento em contexto social e escolar é a inclusão. Não podemos esquecer que a inclusão tem que ter um começo na base, no seu pilar maior que é a família, sem a inclusão familiar não podemos cobrar as demais inclusões.
               É na família que muitas vezes meninos e meninas com autismo são segregados e a primeira coisa que acontece em alguns casos quando os familiares recebem o diagnóstico são as brigas e a separação dos pais. Por culpa, ou até mesmo dificuldade de aceitar e lidar com o autismo do filho, acaba um dos pais na maioria dos casos as mães, assumindo a educação e criação do filho.
                É  no ambiente familiar que observamos muitas vezes a falta de informação, mas é necessário conhecer e compreender algo novo, ou alguém que vê o mundo de forma diferente, que aprende e comunica-se de outra maneira, não convencional com as outras pessoas, por sua vez fica mais fácil a exclusão das mesmas no convívio familiar.Precisamos conviver para conhecer e aprender.
                 Não podemos esquecer que são crianças, meninos e meninas com autismo, que precisam do nosso carinho, atenção e devemos ensinar a brincar e comunicar-se com outras pessoas para que possam ser mais felizes.
                  Precisamos de familiares atentos de mente e coração aberto para aprender a conviver com uma criança com autismo.

psicóloga MARTA SANTOS

Um comentário:

  1. Este texto foi escrito por uma amiga nossa, da associação e esta também disponível nos panfletos que serão distribuidos pela AMPARHO durante a SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO aqui em Pelotas/RS

    ResponderExcluir