terça-feira, 6 de agosto de 2013

CADA UM NO SEU QUADRADO??!!...

    Quem é mãe de autista, assim como eu, sabe e já ouviu muitas vezes: " deixa..ele está no mundo dele..."
    Agora eu quero falar um pouco de como eu entendo isso a partir das minhas observações e intervenções com o meu filho.
    É  muito complicado  essa coisa de estar no seu mundo.Nós moramos em uma casa que é o nosso mundo, ou melhor , é o mundo do Pedro, onde ele tem quase todas as suas referências, segurança, coisas que gosta como, brinquedos, livros, cd´s, dvds, quarto, mãe, irmã, cachorro. A  nossa casa é o mundo do Pedro, ou aquele que está em primeiro lugar, o seu quadrado. Acontecem diariamente muitas coisas dentro e fora de casa, coisas com as quais temos que saber, ou aprender a lidar e para uma pessoa autista isso é muito mais complicado e difícil, porque existe uma enorme dificuldade  na comunicação, na interação com o outro e na socialização. Eu sinto, observo e percebo, que o novo, aquilo que foge da rotina, acaba causando muita ansiedade e medo e é aí, que acontece a "crise", que o quadrado fica diferente e tudo se desestrutura. Precisamos estar atentos, preparados e organizados para esses momentos de crise. Posso afirmar, que não são fáceis para nós e muito piores para o meu filho.
     O mundo gira...tudo pode melhorar.
      Meu filho esta  numa escola da rede municipal no quarto ano e se alfabetizou e, posso dizer, que este é um outro mundo do Pedro, outro quadrado. Imagine quantas coisas acontecem diariamente numa escola, quantos barulhos, sons, luzes, aprendizado, conteúdos,etc...e é aí que o meu filho tem, que se organizar e participar. Penso como deve ser difícil para ele como autista conviver nesse espaço e ainda aprender coisas novas e uma simples mudança no horário pode ser aquilo, que vai desencadear uma outra "crise". Complicado!
      Hoje, quando estávamos em direção ao ponto do ônibus, este estava vindo , o Pedro saiu correndo e assim conseguimos chegar na escola no horário previsto para o início das aulas. Foi uma coisa imensa a percepção e como ele agiu, ainda mais tendo, que me esperar na porta do ônibus. Sem crise conseguimos chegar ao nosso destino. Neste momento ele se encontra na escola onde tudo deve estar acontecendo.Tudo está ligado e ele tem que lidar com todos esses quadrados.
       Pessoas autistas precisam muito da nossa ajuda, organização, terapias para obter maior independência.
       O mundo gira...tudo pode melhorar com a cooperação de todos, que estão ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário